· 

Por que eu faço avaliação física em todos os meus alunos?

Por que eu faço avaliação física em todos os meus alunos?

Todas as pessoas que procuram um programa de atividade física querem receber algum resultado! Seja uma melhora no condicionamento físico, um ganho de massa magra, diminuir seu percentual de gordura, enfim, sempre existe um resultado atrelado ao programa de atividade física.

Quando não fazemos uma avaliação física antes de começarmos o programa, começamos com dois problemas: primeiro, não sabemos por onde começar; segundo, não sabemos se conquistamos os objetivos, logo, não apresentamos resultados!

Quando não avaliamos nossos alunos, fazemos a prescrição do treinamento deles baseados em guias, com modelos generalistas de treino. Como exemplo, pode-se citar o uso de referências como o ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva), que padroniza uma atividade aeróbica leve como uma atividade realizada em até 55% da frequência cardíaca máxima (FCM), uma atividade aeróbica moderada como uma atividade realizada entre 55% e 85% da FCM e uma atividade aeróbica vigorosa como uma atividade realizada acima de 85% da FCM.

É errado prescrever o treinamento baseado nesse tipo de guia? A resposta é NÃO, porém quando fazemos isso estamos deixando de lado um dos princípios do treinamento chamado “Individualidade Biológica”, que diz, resumidamente, que cada pessoa tem uma resposta diferente para o mesmo treino.

Para exemplificar a diferença dos resultados de um treinamento personalizado e de um treinamento generalizado, vou mostrar os resultados de um artigo publicado na "Medicine & Science in Sports & Exercise" no ano de 2019. Para esse estudo foram criados dois grupos, o "Grupo A" treinou baseado em percentual da frequência cardíaca, e o "Grupo B" treinou baseado nos limiares aeróbico e anaeróbico (vou fazer um texto para explicar o que são os limiares, mas não agora). Como resultado da pesquisa, 40% do "Grupo A" (treino generalista) não apresentaram respostas ao treino proposto, já o "Grupo B" obteve melhora em 100% com o treino proposto. Concluí-se com esse estudo que quando o treino é personalizado ele traz resultados.

Artigo citado: Weatherwax, R.M., Harris N.K., Kilding, A.E., Dalleck, L.C. Incidence of VO2max Responders to Personalized vs Standardized Exercise Prescription. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2019.