· 

Uma Posição Sobre #AEJ

Um posicionamento sobre o Aeróbio em Jejum.

 

Até não muito tempo atrás, lia nas redes sociais #AEJ e ficava me perguntando “o que é esse tal de #AEJ?!”. Um belo dia, conversando com alguns alunos, descobri o que queria dizer essas três letrinhas que as pessoas tanto postavam. Aeróbio Em Jejum! A primeira coisa que me veio na cabeça foi “como alguém treina em jejum?!”, para mim não dá certo! Quase que eu preciso deixar comida ao lado da minha cama, mas com tanta gente fazendo e com vários professores indicando, pensei “deve ter algum sentido, eu que sou mal acostumado...”.

Dei uma pesquisada e encontrei um artigo, publicado em 2015, na revista “O Mundo da Saúde”, intitulado “Efeito de 12 semanas de treinamento aeróbio em jejum sobre o emagrecimento”.

Nesse artigo, os autores investigaram o efeito de 12 semanas de treinamento aeróbio em jejum sobre o emagrecimento. Eles treinaram 33 mulheres, separadas em três grupos. Um grupo em jejum (GJ), um grupo alimentado (GP) e um grupo alimentado em elevada intensidade (GEI). Os autores avaliaram o efeito do treinamento no VO2máx, no peso corporal total, na massa gorda e no percentual de gordura. Os três grupos fizeram o mesmo programa de treinamento, prescrito de acordo com percentuais de frequência cardíaca.

No final das 12 semanas, os autores concluíram que o exercício aeróbio em jejum não emagreceu as participantes que fizeram esse protocolo. Recomendaram a prática de exercícios de elevada intensidade (ex HIIT) e devidamente alimentado.

Gostariam de mais informações sobre emagrecimento, prática de atividades físicas, treinos? Na página principal do site tem um link direto para o meu WhatsApp. Vem comigo!