Emagrecimento e HIIT.
Um dos maiores problemas do mundo hoje é o sobre peso e a obesidade (mais de 50% da população mundial está acima do peso). É de conhecimento geral que sobre peso e obesidade é um fator de risco para doenças cardíacas, diabetes, elevados níveis de colesterol, cirrose entre outras.
Dentre as várias soluções que podemos dar para o emagrecimento, a prática regular de atividades físicas é uma delas. Nesse ponto vem a pergunta: que tipo de atividade física devo praticar? A resposta mais comum para essa pergunta é: exercícios aeróbicos de baixa ou moderada intensidade e longa duração. Com essa resposta, faço outra pergunta: seria essa a melhor opção?
A resposta que achei para essa pergunta é que o exercício de baixa ou moderada intensidade e longa duração é uma opção, mas não necessariamente a melhor. Vários estudos mostram que exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT) mostram melhores resultados, consomem menos tempo e tem mais “enjoyment” por parte dos praticantes. O uso de exercícios de baixa ou moderada intensidade, pode ser utilizado como uma base para o uso dos exercícios de alta intensidade.
Mas Ricardo, qualquer pessoa pode fazer HIIT? Para essa pergunta, a minha resposta é sim, desde que você tenha passado por uma boa avaliação física antes e não tenham sido encontrados problemas que impeçam você de fazer. Lembrando que o HIIT não é a solução para todos os problemas, mas existem estudos mostrando benefícios do HIIT para cardiopatas, obesos, idosos, atletas entre outras populações.
Ricardo, quais as referências que você usou para escrever esse texto? Esse não é um texto acadêmico, mas me chama no WhatsApp que encaminho vários artigos sobre o tema para você! Vem comigo!