· 

Enjoyment e HIIT

“Enjoyment” e HIIT.

 

Cada vez mais o HIIT é usado como método de treinamento para os mais variados grupos populacionais. Os ganhos proporcionados por esse modelo de treinamento além da economia de tempo já estão mais do que mostrados. Mas a pergunta é: qual o “enjoyment” desse modelo de treinamento?

Tirar as pessoas do sedentarismo e torná-las fisicamente ativas é um desafio e sabe-se que a alta intensidade traz baixa sensação de prazer ao sedentário. Os protocolos de HIIT são favoráveis na questão baixo tempo, mas desfavoráveis na alta intensidade (para sedentários).

Um estudo realizado pela UNISANTANA, comparando o “enjoyment” entre dois protocolos de HIIT (TABATA e WINGATE) mostrou que ambos os protocolos trazem alto nível de desprazer, mas atende a questão da alta intensidade, necessária no HIIT.

 

Levando em consideração o alto nível de desprazer causado pelos protocolos de HIIT, uma proposta de evolução do treinamento para tirar as pessoas do sedentarismo seria a prática de exercícios de intensidade moderada e que causem uma sensação agradável ao praticante, para depois evoluir para exercícios de alta intensidade e tentar manter a adesão dos alunos no longo prazo.