· 

Ciclos de treinamento

Ciclos de treinamento.

O macrociclo de treinamento é composto por três períodos: preparatório, competitivo e transitório. No período preparatório assegura-se o desenvolvimento das capacidades funcionais. No período competitivo criam-se as condições para o aperfeiçoamento da preparação desportiva. E no período transitório contribui para a recuperação completa do organismo e faz a ligação com o próximo macrociclo de treinamento.

O mesociclo de treinamento é a estrutura de carga que tem a duração média de 3 a 6 microciclos e é a estrutura de preparação do atleta para a solução de tarefas do macrociclo de treinamento.

Podemos classificar os mesociclos em:

Inicial: tem a duração de 2 a 3 microciclos, intensidade relativamente baixa e com aumento gradual de volume. Constituído por microciclo inicial e recuperativo. Concluído com microciclo recuperativo.

Básico: pode ser mesociclo de desenvolvimento, que visa obtenção de efeito acumulativo de treino. Esse ciclo se caracteriza pela grandeza das cargas. Mesociclo estabilizador tem objetivo de consolidar as mudanças obtidas anteriormente.

Recuperativo: aplicado no período de transição, busca a recuperação completa do atleta. Redução considerável do volume e da intensidade das cargas de treinamento.

Controle: tem função preparatória para competições ou de controle (avaliação) dos mesociclos anteriores. Geralmente utilizado na conclusão do período básico de treinamento.

Pré-competitivo: assegura a preparação imediata para a competição principal do macrociclo.

Competitivo: é a competição propriamente dita. Dependendo das características da competição, podem-se incluir outros tipos de microciclos dentro desse mesociclo.

O microciclo de treinamento se configura como a união de várias sessões de treinamento semanais. Um microciclo de treinamento pode ter de 3 a 14 dias de treinamento, mas normalmente é composto pela semana de treinamento.

Assim como os mesociclos, os microciclos podem ter objetivos diferentes. Eles podem ser:

Ordinário: microciclo com carga moderada, entre 60% e 80% das cargas máximas. 2 a 6 sessões com cargas constantes.

Choque: microciclo com cargas máximas ou próximas das máximas, 80% a 100% das cargas máximas. 2 a 5 cargas na semana.

Estabilizador: utilizado para estabilizar as adaptações. Cargas de 40% a 60% das máximas. Favorável para recuperação.

Manutenção: manter aspectos da preparação. Redução dos ritmos de perda de preparação. 30% a 40% das cargas máximas.

Recuperativo: parâmetros mínimos de carga, 10% a 20% das máximas. Busca a recuperação completa.

Pré-competitivo: assegurar o estado de prontidão para os dias de competição. Não se usa cargas máximas. Alta intensidade alternada com recuperação completa.

Competitivo: determinado de acordo com a competição.