· 

Treino intervalado e obesidade

Obesidade e treino intervalado.

 

Sabe-se que a obesidade é uma doença que atinge todo o mundo, tanto países desenvolvidos como em desenvolvimento. Também é de conhecimento geral que a obesidade pode ser causada por fatores genéticos e de estilo de vida. Por genética, podemos pensar em aspectos hormonais e hereditariedade. Por estilo de vida, podemos falar da má alimentação, da falta de atividade física entre outros comportamentos.

No que diz respeito à prática de atividade física, sempre é perguntado que tipo de treino é mais interessante para a perda de peso. Das várias opções de atividades físicas que podemos realizar, vou falar sobre treinamento aeróbico continuo e intervalado (já que treinamento intervalado é dos meios de treino que mais gosto).

Treinamento contínuo é o que estamos acostumados a ouvir falar que emagrece. Normalmente acontece em baixa intensidade, ou seja, intensidade leve ou moderada (40-60% da FCmáx) e com grande volume (30 minutos ou bem mais). Treinamento intervalado é quando tem um intervalo de intensidade mais elevada e um período de recuperação. No treinamento intervalado, a onda do momento é o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), que você tem períodos de alta intensidade (que é quando você treina em intensidade acima do limiar anaeróbico, prometo que vou fazer um texto sobre limiares) alternados com períodos de recuperação passiva ou ativa (repouso total ou intensidade leve).

O treinamento aeróbico traz vários benefícios para o corpo, dentre eles estão a melhora da capacidade aeróbica (VO2max), da sensibilidade da insulina, da concentração de GLUT-4, redução da gordura corporal entre outros benefícios. Também é de conhecimento geral que os benefícios dos treinamentos contínuos e intervalados são semelhantes, nem sempre havendo diferenças estatísticas entre os modelos. O que sempre se concluí é a importância da atividade física no combate à obesidade. O que, normalmente, é mostrado de vantagem para o treinamento intervalado de alta intensidade é a conquista dos benefícios da atividade física, mas com uma demanda de tempo de prática menor. E também existe uma maior aderência ao treinamento intervalado, desde que bem prescrito, levando em consideração as condições físicas do praticante e as atividades de preferência.

Assim, concluo que não importa se aeróbico contínuo ou intervalado, para combater a obesidade e assegurar os benefícios da atividade física, o importante é praticar atividade física regularmente, bem orientado (sempre procure um profissional de educação física) e combinar com uma boa dieta (sempre procure um nutricionista).

Vem comigo!